
Do mundo dos games para as redes sociais. Você já ouviu falar sobre NPC? Essa sigla, originalmente de “Non Playable Character” (Personagem Não Jogável), saiu das telas dos videogames e invadiu o TikTok de uma maneira surpreendente e controversa. Nos games esses personagens são coadjuvantes e aparecem apenas para completar a cena, nas lives é o contrário, eles brilham absolutos e faturam com suas performances.
PinkyDoll, tiktoker canadense, foi uma das pioneiras desse fenômeno. Ela catapultou o termo quando começou a postar vídeos em julho, onde se transformava em personagens reagindo a presentes virtuais durante suas transmissões ao vivo. Um de seus vídeos mais icônicos, “Ice Cream So Good”, alcançou a impressionante marca de 100 milhões de visualizações, com PinkyDoll respondendo ao recebimento de sorvetes virtuais.
O conceito teve início na Ásia e apareceu no TikTok como uma live onde alguém imita esses personagens de jogos, reproduzindo falas e gestos definidos durante a transmissão.
Os realizadores permanecem em loop até que um espectador envie um presente. Recebida a recompensa começa a interação. Alguns conteúdos também reproduzem sons que estimulam sensação de bem-estar, conhecidos como ASMR que significa “Autonomous Sensory Meridian Response” (“Resposta Sensorial Meridiana Autônoma”).
Famosos entram na onda por amar ou adiar
No universo dos famosos, a onde das lives NPC não emplacou. Jade Picon, que recentemente anunciou uma pausa nas redes sociais para arejar e se cuidar um pouco, deixa claro que não aprova a nova onda. Em um post no Twitter ela deixou isso bem claro: “Eu não consigo mais fazendo nenhum gesto que eu acho que tô fazendo aquela coisa lá. Beijos, sem nenhuma gesticulação”, reclamou.
Gominho tentou aprender sobre o novo formato e, com seu habitual bom humor, mandou a real sobre seus objetivos: “Me ensinaram agora isso. Eu quero ganhar presente cara gente”.
Rico Melquiades se aventurou na novidade, mas não foi feliz. O campeão de “A Fazenda 13”, ficou por 1 hora em uma live NPC e faturou apenas R$ 2,83. Ed Motta tirou onda tentou desvendar o universo do NPC, mas não levou a ideia adiante, se limitou a uma transmissão de teste.
Famosa por faturar alto no OnlyFans, Kine Chan, entrou na nova onda do TikTok e se deu bem. Em suas lives ela criou o memes virais, com destaque para o famoso “Jefferson Caminhões”: “Ara Ara Chico Linguiça”. Ara Ara é uma expressão japonesa que indica surpresa. Quando viralizou Kine despertou a curiosidade de todos, e o influenciador Felipe Neto não poupou a jovem e tweetou a seguinte frase: “Sei la, esse vídeo tirou toda a minha vontade de estar vivo”.
Lucros e controvérsias com as Lives de NPC
Essa tendência não é apenas sobre reações. Ela virou um grande negócio. Diversos influenciadores perceberam uma lucrativa fonte de renda, com alguns ganhando até R$ 50 mil por dia com suas transmissões. As reações e engajamentos destes vídeos são convertidos em dinheiro real pela plataforma após as transmissões.
Os presentes virtuais que os tiktoker recebem têm valores variados: desde uma singela rosa por uma moeda até animações mais elaboradas que custam 39.999 moedas. Para se ter uma ideia, o valor mínimo de recarga na plataforma é de cinco moedas por R$ 0,45. O retorno financeiro pode ser considerável, como evidenciado pelo exemplo de @julianaodr, que arrecadou R$ 256 após pouco mais de duas horas e meia de live.
O TikTok, por sua vez, se posicionou sobre o assunto. Em um comunicado, a plataforma afirmou valorizar “a liberdade de expressão e a diversidade de conteúdo”. A empresa também destacou seu compromisso em garantir uma experiência segura e inclusiva para seus usuários.
Fonte: ofuxico.com
Foto: Montagem ofuxico