Dorival Júnior é anunciado como novo técnico da Seleção Brasileira

Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press

Dorival Júnior foi oficializado como novo técnico da Seleção Brasileira. A CBF anunciou oficialmente o treinador de 61 anos em um comunicado no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgado na tarde desta quarta-feira, 10. A definição de um comando titular na Canarinho estava entre os objetivos apontados pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, após sua recondução ao cargo.

Ainda de acordo com a CBF, o novo treinador da Seleção Brasileira será apresentado em coletiva à imprensa nesta quinta-feira, 11, na sede da entidade no Rio de Janeiro.

O anúncio coroa o trabalho de Dorival à frente do São Paulo, que culminou na conquista do título inédito da Copa do Brasil para a equipe do Morumbi em 2023, que também o rendeu o prêmio de melhor treinador do torneio. O próprio clube havia se adiantado à CBF e anunciou a saída de Dorival para a Seleção em uma publicação nas redes sociais na segunda-feira, 8.

“É a realização de um sonho pessoal, que só foi possível porque tive o reconhecimento do trabalho desenvolvido no São Paulo. Por isso tenho de agradecer por ter feito parte desse importante período de reconstrução, liderado com competência pela presidência e pela diretoria”, disse Dorival quando se despediu do elenco.

O histórico campeão do treinador também sustenta a escolha da CBF. Campeão da Copa Libertadores e Copa do Brasil pelo Flamengo em 2022, da Copa do Brasil pelo Santos em 2010, além de campeonatos estaduais em passagens por Figueirense, Sport, Coritiba, Internacional, e Athlético Paranaense.

Dorival Júnior substitui o interino Fernando Diniz, técnico do Fluminense, demitido pela CBF na última sexta-feira, 5. O ex-comandante da Seleção assinou com a entidade até 2023, após promessa do presidente Ednaldo Rodrigues pela vinda do italiano Carlo Ancelotti, que acabou renovando com o Real Madrid. Assim, a CBF buscou pelo treinador do São Paulo, que não recusou o convite.

Desafios com a Seleção
À frente da Seleção, Dorival tem uma série de compromissos em 2024. Estão previstos ao menos 12 jogos, incluindo partidas amistosas, jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para o Mundial de 2026 e a Copa América, que será disputada nos Estados Unidos.

Em março, Dorival terá em sua estreia dois adversários do mais alto nível do futebol mundial. No dia 23, a Seleção Brasileira mede forças com a Inglaterra, no mítico Wembley, em Londres. Ainda não é confirmada a data, mas provavelmente no dia 26, será a vez de enfrentar a Espanha, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Fonte: Terra.com
Foto: Renato Gizzi/Photo Premium/Gazeta Press