As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

Futebol

São Paulo perdeu na estreia
São Paulo perdeu na estreia Foto: Conmebol

O Santos estreou na Copa do Brasil e venceu o Altos-PI por 7 a 1, se garantindo na segunda fase do torneio nacional. Também pela competição o Vasco avançou à segunda fase da Copa do Brasil após empatar em 2 a 2 com a Juazeirense. Na Sul-Americana, o Botafogo derrotou o Defensa Y Justicia, da Argentina, por 1 a 0. Por fim, o São Paulo estreou com dura derrota na Libertadores. Na noite desta quinta-feira, o time brasileiro acabou perdendo do Talleres, na Argentina, por 2 a 0, em partida válida pela segunda fase

Lula

Ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva. 13/7/2017. REUTERS/Nacho Doce
Ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva. 13/7/2017. REUTERS/Nacho Doce Foto: Reuters

A juíza federal Gabriela Hardt condenou o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a 12 anos e 11 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro nesta quarta-feira (6) no caso do sítio de Atibaia. Ela afirmou que a família do petista “usufruiu do imóvel como se dona fosse”.

A juíza afirmou ainda que o petista tinha o papel de “dar suporte à continuidade do esquema de corrupção havido na Petrobrás”, ainda que não tenha sido “comprovada sua participação específica em cada negociação realizada nessas contratações”. Hardt anotou que exige-se de um presidente da República “um comportamento exemplar“. No núcleo anti PT, a sentença foi motivo de comemoração. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) publicou uma foto com a legenda “Vai passar a aposentadoria na cadeia”. estipulou em R$ 86,4 milhões o valor mínimo a ser cobrado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e demais condenados por, corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro na ação penal.

Eleição no Senado

Plenário do Senado20/02/2018 REUTERS/Adriano Machado
Plenário do Senado 20/02/2018 REUTERS/Adriano Machado Foto: Reuters

O Senado elegeu nesta quarta-feira os demais integrantes de sua mesa diretora, tendo o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) como primeiro vice-presidente, em clima bem mais ameno do que o visto durante a eleição para a presidência da Casa. No sábado, senadores elegeram para presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) em uma tumultuada sessão, que já havia sido tensa até ser suspensa na sexta-feira.

Bolsonaro

Jair Bolsonaro aparece caminhando no corredor do hospital com sonda no nariz em novo vídeo publicado pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro
Jair Bolsonaro aparece caminhando no corredor do hospital com sonda no nariz em novo vídeo publicado pelo filho, o vereador Carlos Bolsonaro Foto: Reprodução / Estadão Conteúdo

O presidente Jair Bolsonaro voltou a caminhar no corredor do Hospital Albert Einstein, nesta quarta-feira (6), após dois dias de caminhada suspensa. Ele permanece internado na unidade semi-intensiva do hospital. “O presidente já caminhou hoje duas vezes e tem pretensão de caminhar uma terceira vez”, informou o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros. “Entre esses movimentos, em alguns momentos ele teve que sentar-se, mas retomou [a caminhada]”, disse. Após a alta, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro ainda terá de ter um ritmo de atividades mais lento do que antes.

Intervenção militar

Militares no Rio de Janeiro
Militares no Rio de Janeiro Foto: José Lucena / Futura Press

Três homens presos em agosto de 2018 no Rio de Janeiro afirmam que foram torturados por militares do Exército logo após a prisão para que prestassem informações sobre criminosos da região da Penha, onde foram detidos. Outros quatro presos já haviam feito a mesma denúncia no ano passado. A tortura teria ocorrido em um quartel na Vila Militar, na zona oeste do Rio.

Projeto anticrime

Foto: Mateus Bonomi/Agif / Estadão Conteúdo

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, atendeu a reivindicações de governadores e à crítica do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), e alterou oito trechos do projeto de lei “anticrime” apresentado na segunda-feira, 4. Na terça-feira, Celso de Mello disse que uma das medidas de Moro não poderia ser implementada por projeto de lei ordinário, e sim por projeto de lei complementar. A proposta em questão é a de retirar dos juízes eleitorais a competência para processar e julgar os crimes comuns que forem conexos com os crimes de natureza eleitoral.

Mega-Sena

Foto: Agência Brasil

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 2122 da Mega-Sena, sorteado na noite desta quarta-feira (6) na cidade de São Paulo, em São Paulo. O prêmio, acumulou e agora pode pagar R$ 5,5 milhões no próximo sorteio, no sábado (9).

As dezenas sorteadas foram:

03       –       11       –       15      –       21       –       27      –       49

Fonte: Terra.